MBA em ESG e Sustentabilidade Corporativa

Prof. Me. Carlos Camargo

100% online!
Estude em casa.

Estude com a maior universidade da América-Latina, torne-se Especialista em ESG e decole sua carreira profissional nesse mercado tão promissor de EXCELENTES SALÁRIOS!

Concorra a uma bolsa de estudos de 30% e faça sua pós com mensalidades

a partir de R$ 584,00.

Para quem serve?

O MBA em ESG e Sustentabilidade Corporativa é indicado para aquelas pessoas que desejam fazer carreira e se tornarem profissionais relevantes para as melhores empresas no Brasil e fora dele.


É perfeito para você que deseja construir uma carreira sólida em ESG, podendo assumir posição Especialista ou Executiva em ESG, ocupando qualquer função na área.


E para você que já atua na área ou está se preparando para assumir uma posição em:

Certificado pelo MEC

  • Conselhos de empresas;
  • Diretoria;
  • Gerência Executiva;
  • Consultoria.

100% Online

Masterclasses ao Vivo

1 vez por mês com Temas atuais e relevantes

Aulas gravadas e Ao Vivo

Check-out de conhecimento

Um sistema inovador de avaliação que contribuiu para sua visibilidade e seu networking profissional

O MBA em ESG é ideal para pessoas graduadas em:

Administração de Empresas

Engenharia

Biologia

Oceanografia

Advocacia

Ciências contábeis

dentre outras, desde que busquem aprender sobre gestão de ESG e Sustentabilidade Corporativa.

Psicologia

+ 60% dos professores, mestres, doutores e PhD

O único MBA em ESG que te prepara com habilidades práticas para gerir projetos e liderar equipes de alto desempenho!

O que você vai aprender?

O MBA em ESG e Sustentabilidade Corporativa é composto por 48 disciplinas em 9 módulos de conhecimento.

Quem é
Carlos Camargo?

Carlos Camargo é especialista em ESG, sendo um dos profissionais mais experientes do Brasil na área de sustentabilidade QSMS com mais de 20 anos de experiência profissional.


É Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense / UFF.


Possui 4 Pós Graduações:

  • Pós em Engenharia de Petróleo - Universidade Estácio de Sá / UNESA
  • Pós em Avaliação de Riscos - Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ
  • Pós Graduação em Gerenciamento de Crises Corporativas - Universidade Veiga de ALmeida / UVA
  • Gerenciamento de Segurança - Conselho Britânico de Segurança (Inglaterra).

Vários artigos técnico científicos publicados no Brasil e no exterior.


Escritor, possui 2 livros publicados.


É Consultor Ad Hoc de Riscos na Globo News, SBT e Record.

Recentemente recebeu a certificação de Conselheiro de Empresas pela Board Academy.


Laureado pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro com uma Moção de Louvor e Aplausos em 2023 pelos trabalhos realizado em prol do Empreendedores Negros.

Atua há mais de 20 anos como executivo em empresas, e, mais recentemente, como Sócio Diretor da Camargo Consultores, contribuindo para o aprimoramento da gestão de projetos sustentáveis (quando nem se falava em ESG no Brasil), tornando os negócios mais resilientes, produtivos e rentáveis.


Baseado em sua vasta experiência na área, ele desenvolveu treinamentos em ESG e criou esse MBA, recheado de conteúdos práticos e diferenciais competitivos, ministrados por profissionais de mercado sendo mais de 60% deles Mestres e Doutores em suas áreas de atuação. O objetivo primordial é de qualificar profissionais e formar líderes em ESG que desejam seguir carreira nessa área tão promissora e com excelentes salários.


É o primeiro MBA em ESG que trata temas como investimento em ESG e Habilidades necessárias para que os Gestores ESG possam desempenhar suas funções de forma adequada e eficaz.


A trajetória da carreira de Carlos Camargo reafirma seu propósito assertivo de contribuir para que as corporações e colaboradores estejam engajados em projetos sustentáveis, rentáveis e produtivos que o planeta necessita.


Carlos Camargo também é Oficial de Marinha Mercante (Comandante de navios) com 23 anos de experiência na gestão de sustentabilidade na indústria naval, offshore e mineração em empresas como Halliburton, Petrobras, Login Logística, Consultor para o Ministério do Meio Ambiente (Plano de Emergência para vazamentos de óleo offshore e Análise de Risco), Maersk, DuPont e Transpetro.


Possui vivência no desenvolvimento e emissão de Relatórios de Sustentabilidade (GRI e CDP), agenda ESG, implementação e gerenciamento de sustentabilidade em projetos de de construção de FPSO (P-43 e P-48 Barracuda e Caratinga), dutos submarinos, terminais marítimos, mineração e ferrovia na América Latina e Ásia.


Na missão de disseminar conhecimento sobre o universo ESG, Carlos é colunista do Jornal DR1, e Produtor e Entrevistador do Programa Jornada ESG na Tv Ondas Play.

Dedica parte de seu tempo semanalmente a projetos sociais há mais de 10 anos, dentre eles o projeto “Macarrão com Salsicha” que entrega comida à pessoas em situação de rua.

Conheça
os professores

Erica é doutoranda em Administração de Empresas (Universidade de Campinas, Brasil), mestre em Política Científica e Tecnológica (Universidade de Campinas, Brasil) e graduada em Comunicação (habilitação em Relações Públicas).


Seus 10 anos de experiência profissional passam por áreas teóricas e práticas, incluindo avaliação de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação; comunicação e marketing; docência; aconselhamento; impacto social; e negócios e práticas de sustentabilidade, tanto em espaços privados como públicos.

DISCIPLINA nº 1

SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO EMPRESARIAL, GOVERNAMENTAL E DA SOCIEDADE CIVIL

Prof.ª Erica Hevellin Siqueira, Mestre

Com mais de 20 anos de experiência na área ambiental, marcados pela dedicação ao licenciamento ambiental, educação ambiental, gestão integrada e desenvolvimento sustentável.


É Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela UFRRJ, além de várias pós-graduações e especializações em campos relacionados, como Engenharia Sanitária e Controle Ambiental, Direito e Gestão Ambiental, e Educação para Gestão Ambiental.


Atuou como Presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) e Secretário Executivo do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONEMA). Gerente do setor de Pós Licença do INEA e posteriormente como Gerente de Licenciamento de Atividades Não Industriais no INEA, Rio de Janeiro.

Prof. Paulo Zuzarte, Mestre

DISCIPLINA nº 2

OS 3 FATORES ESG

Doutora em Administração, Mestre em Recursos Naturais, possui MBA Executivo em Gestão da Psicologia Organizacional, Especialização em Recursos Humanos, Especialização em Gestão Pública, Especialização em Planejamento Estratégico e Financeiro, Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar.


Possui graduação em História, graduação em Pedagogia, graduação em Administração de Empresas Privadas e graduação em Administração Pública.


Atua como professora em pós-graduação em Administração, Pedagogia, História e disciplinas de áreas afins, professora tutora e conteudista em ensino a distância, orientadora de pesquisas, monografias e iniciação à docência.

DISCIPLINA nº 3

MODELOS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS

Profª. Suenya Freire Santos, Doutora

Após graduar-se em oceanografia, ingressou na Petrobras como prestador de serviço. Participou da criação e estruturação do setor planejamento, prontidão e resposta a vazamento de óleo da empresa. Ainda na Petrobras, participou da coordenação e da resposta a incidentes de vazamento de óleo, salvamento de embarcações e operações SAR, além de inúmeros simulados.


Como coordenador técnico da empresa Sampling, responsabilizou-se pela estruturação da resposta a acidentes das atividades de perfuração em áreas remotas, com desafios para o estabelecimento de logística e infraestrutura.


Na área de licenciamento ambiental, participou do licenciamento de atividades de perfuração e produção de petróleo. Além disso, participou de projetos estruturantes para a resposta a emergências envolvendo outras tipologias acidentais, na reestruturação da atividade de resgate aeromédico offshore e da implementação do ICS.

Prof. Gustavo Xavier, Mestre

DISCIPLINA nº 4

GESTÃO DE RECC (RISCO, EMERGÊNCIA, CRISE E CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

Ainda no seguimento de energia, atuou na empresa TAESA, responsável pelo licenciamento de linhas de transmissão, conduzindo o processo junto ao IBAMA, FCP e IPHAN.


Atualmente trabalha na empresa DOMMO ENERGIA, como especialista em SMS, responsável pela gestão de emergências e às questões de licenciamento ambiental para atividades de perfuração e produção.


Além disso, possui contrato com o IBP, onde foi responsável pela elaboração do Plano de Área da Bacia de Campos e é o consultor contratado para apoiar a revisão da Resolução CONAMA 398/08.

Com uma sólida experiência de 15 anos na área ambiental, construiu uma trilha de liderança ao impulsionar projetos estratégicos, qualificar equipes técnicas e desenvolver novos produtos com proatividade, eficiência, entusiasmo e dinamismo.


Como diferencial, o doutorado na área de paleoclima a tornou capaz de conectar as mudanças climáticas do passado com os impactos nos dias atuais e os impactos potenciais do futuro. A experiência de desenvolver parte da pesquisa na Sorbonne Université (Paris) possibilitou aprimorar habilidades para interagir com equipes multiculturais, fortalecendo sua capacidade de comunicação.


Atualmente, faz parte do time de Riscos Climáticos, auxiliando empresas de diferentes setores na construção das suas estratégias climáticas para fortalecerem sua resiliência e atenderem aos diversos frameworks de reporte. Seu papel também abrange o desenvolvimento de pessoas, multiplicação de conhecimento técnico e apoio à área comercial.

DISCIPLINA nº 5

MUDANÇA CLIMÁTICA

Prof.ª Joana Cruz, Doutora

Há 30 anos Sócia fundadora e Ceo da Consultoria Sinergia Consultoria, mentoria e gestão de pessoas ,sócia fundadora e diretora da Consultoria Pontes e conexões projetos customizados de educação para longevidade ativa, inclusão da diversidade geracional e fomento às equipes Intergeracionalidade pautados na ESG e Capitalismo consciente.


Diretora do Aging2.0 chapter RJ, sócia investidora e conselheira consultiva da Seniortech ventures. Membro da ABMEn, exercendo mentoria de carreira,negócios e posicionamento 50+.


Pós-Graduada em Andragogia , formação e capacitação de líderes e gestores à educação continuada pela PUC-Rio, Mestre em gestão de pessoas e liderança estratégica pela Universidade Hebraica de Jerusalém - Israel.

Prof.ª Betty Dabkiewicz, Mestre

DISCIPLINA nº 6

HABILIDADES QUE O GESTOR ESG NECESSITA PARA GERIR PROJETOS E LIDERAR EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

Mestre em Administração de Empresas pela IAG PUC RJ, graduada em Psicologia pela UFRJ, com especialização em desenvolvimento de Recursos Humanos, tem experiência em projetos de consultoria, docência e gestão de pessoas em ambientes organizacionais.


Como co-founder da FourAll dedica-se hoje ao estudo, reflexão e aplicação de conceitos e práticas relacionadas a pluralidade de ideias e ambiente seguro e inclusivo, potencializando a diversidade dentro das organizações.

DISCIPLINA nº 7

GESTÃO DE DEIP - DIVERSIDADE, EQUIDADE, INCLUSÃO E PERTENCIMENTO

Prof.ª Ana Paula Ulysséa, Mestre

Mestre e Doutoranda em Teoria Econômica, linha de pesquisa Economia ecológica com ênfase em economia circular. Professora de ensino superior.

Prof.ª Denise Carvalho, Mestre

DISCIPLINA nº 8

ECONOMIA CIRCULAR

Carlos Camargo é especialista em ESG com mais de 20 anos de experiência profissional. É Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense / UFF. Possui 4 Pós Graduações:Pós em Engenharia de Petróleo - Universidade Estácio de Sá / UNESA, Pós em Avaliação de Riscos - Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ, Pós Graduação em Gerenciamento de Crises Corporativas - Universidade Veiga de ALmeida / UVA e Gerenciamento de Segurança - Conselho Britânico de Segurança (Inglaterra).


É Consultor Ad Hoc de Riscos na Globo News, SBT e Record. Recentemente recebeu a certificação de Conselheiro de Empresas pela Board Academy.


Atua há mais de 20 anos como executivo em empresas, e, mais recentemente, como Sócio Diretor da Camargo Consultores, contribuindo para o aprimoramento da gestão de projetos sustentáveis (quando nem se falava em ESG no Brasil), tornando os negócios mais resilientes, produtivos e rentáveis.

DISCIPLINA nº 9

FATORES DE SUCESSO NA IMPLEMENTAÇÃO DAS MÉTRICAS ESG

Prof. Carlos Camargo, Mestre

Na área técnica atua no setor de Óleo e Gás na área de Licenciamento Ambiental na análise e elaboração de Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos ao Meio Ambiente(EIA/RIMA), fundamentalmente na atuação sobre Diagnóstico do Meio Socioeconômico, dados populacionais, dinâmica de ocupação laboral(trabalho e renda) e Povos Originários e Comunidades Tradicionais. Atuou ainda como Coordenador de subcomissão para Povos e Comunidades Tradicionais envolvidas na área das atividades de E&P na costa brasileira, sobretudo, na costa norte e nordeste.

Prof. Rafael Vieira, Mestre

DISCIPLINA nº 10

INCORPORAÇÃO DOS FATORES ESG AO PROCESSO DE INVESTIMENTO

Na área de pesquisa técnico-científica, atua fundamentalmente, na análise socioeconômica, com o uso de indicadores de sustentabilidade, observando os impactos gerados pela expansão da oferta de energia com uso de fontes renováveis, na observância do setor eólico nas modalidades onshore e offshore, na região Nordeste do Brasil, propondo estratégias de ações, sob a forma de instrumentos de política pública e energética, associando aos aspectos de cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Organização da Nações Unidas, os quais o Brasil é signatário, objetivando dinamizar o processo de desenvolvimento econômico local.


Participa do NCQAr – Núcleo Computacional de Estudos da Qualidade do Ar – como pesquisador colaborador, nas pesquisas e projetos relacionados ao tema economia do meio ambiente, economia da energia, energias renováveis e impactos socioeconômicos e desenvolvimento econômico sustentável.

Realize sua inscrição

Sem comprometer o limite do seu cartão com o pagamento por recorrência ou boleto parcelado. Pagamento à vista com desconto máximo.

Nossos Números

Há mais de 25 anos a Anhanguera faz parte do futuro de diversos estudantes, com cursos de graduação, pós-graduação e de extensão, em diversas áreas do conhecimento.


São cerca de 15 mil profissionais e professores, entre especialistas, mestres e doutores, que vão fazer a diferença na sua vida e na sua carreira.


Conheça nossos números!

tradição em ensino superior

25 anos

estrelados no guia do estudante

+150 cursos

conceito positivo no MEC

+360 cursos

Imagine você assumindo um cargo com salário de R$ 20.000,00

Além da ascensão profissional, o que isso mudaria na sua vida?


Isso não está distante da sua realidade. Você está a 1 passo de ser a pessoa que as grandes empresas estão procurando desesperadamente!

Está em todos os cantos:

O futuro é ESG!

Há muito espaço para profissionais atuarem nesse segmento novo (ESG), ainda carente de mão de obra especializada.


Conforme o mapeamento realizado pelo Guia Salarial ROBERT HALF (ESG é oportunidade para todos | Robert Half), a escassez de especialistas em ESG barra a implementação desse projeto em

55% das organizações

"Consultorias especializadas em recrutamento de executivos e conselheiros têm visto tendência de intensificação de busca por profissionais com conhecimentos que começaram a ser mais requisitados sobretudo em 2023.


Entre eles, especialistas em inteligência artificial generativa, ESG (sigla em inglês para melhores práticas ambientais, sociais e de governança) e financeiro/tributário que se especializem nas mudanças trazidas pela reforma. No mercado financeiro, a tendência de alta é na busca por profissionais que se dedicam à relação com investidores para tentar trazer de volta os ativos sob gestão perdidos ao longo de 2023"


INFOMONEY

Perguntas Frequentes

D Ú V I D A S ?

Em qual formato a pós-graduação será entregue?

O conteúdo é entregue de forma on-line . Nosso conteúdo será ministrado através de aulas em vídeo, gravadas e ao vivo e material complementar para estudo.

Qual a duração da pós-graduação?

A pós graduação é de 12 meses.

Quais os requisitos para receber o diploma?

Para a obtenção do Certificado de Pós-graduação Lato Sensu – especialização, a pessoa deverá cumprir todas as condições seguintes:

  • Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em todas as disciplinas;

  • Nota igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas.

Quando e como vou poder acessar o conteúdo do Estudo?

Você receberá por e-mail todos os dados de acesso à nossa plataforma de ensino assim que completar sua inscrição e o pagamento for identificado. 

Quando inicia a próxima turma?

A próxima turma inicia em Março de 2024.

É possível tirar dúvidas a respeito do conteúdo apresentado no curso?

Sim. Teremos suporte na área de membros.

Posso fazer o download dos vídeos?

Não. Nossas aulas não estarão disponíveis para download. Entretanto, garantimos que estarão sempre disponíveis em sua conta para serem assistidas quando preferir, dentro do período do MBA - 12 meses.